A aldeia

Breve Descrição

O Lugar de Cidadelhe onde existiu uma povoação Castreja, situa-se na “Vila”/Freguesia de Lindoso (a 5Km).É certo que existem ainda vestígios das antigas fortificações. A Citânia de Cidadelhe situa-se a 100 metros do lugar de Cidadelhe. Tratam-se de vestígios arqueológicos de uma citânia situada numa plataforma sobre o Rio Lima. Historiadores situam aqui a cidade romana de Bretalvão ou Flávia Lambria.

Acede-se à aldeia de Cidadelhe através da E.N. 203 (Ponte da Barca – Lindoso) seguindo, posteriormente, o caminho pedestre que entra na aldeia.

No interior da aldeia de Cidadelhe, encontramos um núcleo de espigueiros, dos séculos XVIII e XIX. Este conjunto é marcado pela excelência arquitectónica de alguns deles e pelo seu harmonioso enquadramento paisagístico. Utilizados para secagem e armazenagem de milho grosso, os espigueiros de Cidadelhe são estrei­tos, de granito, com planta rectangular e paredes aprumadas.

Freguesia de Lindoso

A Freguesia de Lindoso dista 25 km da sede do concelho. Esta freguesia tem cerca de 1300 habitantes, que se dedicam essencialmente à agricultura e pastorícia. O topónimo Lindoso deriva de «Limitosum». O castelo, reconstruído em 1278, serviu para defender o Lindoso e Portugal, sendo um motivo de orgulho para os habitantes desta freguesia e muito apreciado por quem o visita. Lindoso é composto pelos lugares de Castelo, Cidadelhe e Parada.

O Lindoso é um exemplo típico de freguesia de montanha, onde maior parte da área total da freguesia é área de incultos, aproveitada essencialmente para o uso silvopastoril, onde a grande fonte de rendimentos desta população assente na produção animal em regime extensivo, num claro aproveitamento dos recursos naturais da região. Os espigueiros, são uma marca de bom gosto e arte em granito. Possui um rico património arquitectónico que ostenta com muita honra há centenas e centenas de anos, muito antes de D. Afonso Henriques fundar a nacionalidade Portuguesa. Figuras rupestres no lugar de Parada, Cidadelhe com os seus vestígios de ocupação romana e uma ponte assim como uma Ara dedicada a Hércules, também a atestarem a ocupação dos romanos na freguesia. O Castelo e o conjunto de espigueiros que apresenta, aprimoram este núcleo rural inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês, do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre a albufeira do Lindoso. O castelo reconstruído em 1278 serviu à defesa de Lindoso e de Portugal e é motivo de orgulho do seu povo.

O meio envolvente …

O Castelo do Lindoso é um monumento com funções defensivas. Assumiu particular importância no período de conflitos militares com Castela. Surgiu nos princípios do séc. XIII. Nas Guerras da Restauração, no séc. XVII, assumiu uma grande importância pela sua localização fronteiriça. No seu interior, as muralhas, as casas do alcaide e da guarnição, a capela e o forno, entre outros, encontram-se em ruínas.

Existe uma eira composta por 50 espigueiros dos séc. XVII e XVIII. Situa-se junto ao Castelo de Lindoso, e apresenta um aglomerado único no país e de rara beleza. Inteiramente de pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos, assentes na rocha e encimados por mós ou mesas. Sobre eles, repousa o espigueiro que tem uma cobertura de duas lajes de granito unidas num ângulo obtuso, ornamentado nos vértices com cruzes protectoras, que também servem para arejar o espigueiro.

A cerca de 20 km a jusante da localidade, encontra-se a Barragem de Touvedo que, para além da produção de energia, complementa a Barragem do Alto Lindoso, modulando os elevados caudais que esta turbina debita (250 m3 no conjunto dos dois grupos) e lançando-os para jusante devidamente controlados. A Barragem de Touvedo assume desta forma uma relevante função regularizadora, evitando variações acentuadas num troço do Rio Lima.

Como chegar…

Do Porto: Siga pela A3 em direcção a Valença. Saia ao Km 78 em direcção aos Arcos de Valdevez, após pagar a portagem siga no IC28 até à entrada de Ponte da Barca, onde encontrará do lado esquerdo as indicações para Lindoso/Espanha. Vire e siga (N203) durante cerca de 18 km até chegar ao Lindoso.

Valências Turísticas

Património Cultural e Edificado:
Castelo do Lindoso; Pelourinho do Lindoso; Espigueiros e Eiras Comunitárias (Castelo, Parada e Cidadelhe); Cruzeiro do Castelo; Ponte Medieval de Parada; Moinhos de água de Parada; Calçadas Medievais (Castelo e Parada); Castro de Cidadelhe; Igreja Paroquial de São Mamede; Igreja de Sta. Maria Madalena; Igreja de Sto. André; Senhora do Amparo; Senhora da Conceição; Fojo do Lobo, (dista 5 km do núcleo central do Castelo); Poço da Gola (dista 5 km do núcleo central de Parada) e Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Tradições Culturais:
Feira do Mel e do Fumeiro; Malhada tradicional; Festa e Feira do Linho; Rancho Folclórico do Lindoso.

Associações/Entidades:

União Desportiva, Recreativa e Cultural de Cidadelhe, Associação Desportiva Social e Cultural da Freguesia de Lindoso, Associação “Os Amigos de Lindoso”, Junta de Freguesia de Lindoso, Conselho Directivo dos Baldios da Freguesia de Lindoso, Rancho Folclórico da Freguesia de Lindoso.

Tradições Religiosas:
Festas em honra do Coração de Maria, Sta Maria Madalena, São Mamede e Sto. António. Festas do Entrudo ou do Pai Velho.

Artes e Ofícios Tradicionais:
Artefactos de madeira (miniaturas de espigueiros e de trabalhos agrícolas); Cestaria; Tamancaria; Produção de croças e cruchos (vestes de palha e junco); Peças de linho bordadas; Mantas da lã; Peças de burel.

Gastronomia:
Papas de Sarrabulho; Rojões à moda do Minho; Cozido à Portuguesa; Cabrito Assado; Posta Barrosã; Fumeiro (enchidos e presunto); Lampreia; Truta; Vinho Verde e Mel.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s